quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Turistas à vista!

Porque é fácil reconhecer um turista? Muito simples!
Cada lugar tem sua cultura, o que implica em um determinado estilo de comunicação, que leva a um determinado jeito de falar ou vestir, por exemplo. Essa diferença, mesmo que sutil, se torna facilmente visível quando se está habituado a sua determinada cultura e se depara com algo diferente.
Outro ponto a ser observado é que um turista normalmente se comunica muito mais pois, além de desconhecer o local e caminhos a serem tomados, estes apresentam dificuldades comunicacionais (mesmo quando o idioma utilizado é o mesmo, já que regionalidades e gírias complicam a situação do viajante). Um exemplo disso e que só quem é baiano sabe que na Bahia "aonde" quer dizer "não".
Claro que, na medida em que o vistante faz de seu destino algo frequente, fica cada vez mais difícil de enxergar essas caracteristicas, pois há uma capacidade de adaptação a comunicação local. Existe também as Cidades Cosmopolitas, onde por ser tão comum a presença de várias culturas, há uma certa naturalidade a essas diferenças. Assim, se o turista já conhecer a cidade, se passa facilmente por cidadão local desta área. No entanto, se ele deixa transparecer que não sabe muito bem aonde está e aonde vai, com certeza será abordado por guias turísticos e vendedores.

Rebeca

Nenhum comentário:

Postar um comentário