sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Oi? Como? Ein??

Boa noite!! Bianca postando hoje :)!
O tema do post de hoje tem tudo a ver com o título (acreditem ou não), que são as quatro falhas que executamos ao praticarmos nossa habilidade de ouvir e como essas influenciam no turismo.  Para começar, imagine que você está fazendo intercâmbio em um país da Europa, por exemplo, e sua homestay family (família que te recebe num intercâmbio) está lhe dando algumas dicas do que fazer e aproveita para passar-lhe algumas regras. O que você faria se estivesse nessa situação de ser obrigado a ouvi-la? Se você pertence ao grupo que prestaria atenção apenas nas dicas, você está praticando a audição seletiva, que é prestar atenção somente no que consideramos importante, ignorando o resto da mensagem.  A audição seletiva pode ser MUITO traiçoeira pois, no exemplo acima, assim como podem ser pequenas informações sobre horários, sua homestay family poderia estar lhe falando quais locais não frequentar por não serem seguros, etc. 

Mas não é só a audição seletiva que podem trazer problemas numa viagem. Quem já viajou provavelmente já passou por aquelas situações desagradáveis onde você está reclamando sobre um overbooking, e a pessoa que está lhe atendendo parece que só está esperando você dizer que deveria ter chego antes e não em cima da hora, para usar esse argumento contra você. Essa é a famosa audição mal intencionada, onde a pessoa que está escutando está prestando atenção apenas em algo que possa desarmar o argumento do outro. Então, tome cuidado, pois audição mal intencionada nas viagens podem colocar a gente em maus lençóis.

Você, caro leitor, já deve ter tido a seguinte experiência: depois de uma espera insuportável, o vôo atrasado, você finalmente consegue sentar na sua poltrona na ultima fileira do avião num vôo noturno de meia noite, porque é o mais barato. Ao fechar os olhos e tentar dormir você repara que você tem uma companhia super sem noção que quer conversar sobre a família que ele (a) esta indo visitar, e tudo que você quer é dormir. O que você faz? Finge que está prestando atenção e tenta dormir, certo? Bem, essa e a famosa pseudo-audição. Ou seja, você finge que está prestando atenção quando, na verdade, sua mente esta em outro lugar.
E quando a gente está prestando atenção na comissária de bordo, achando super legal ouvir pela quadragésima vez os procedimentos de segurança, e então ouve um papo interessantíssimo entre duas pessoas na poltrona à frente falando sobre uma pessoa que você conhece, e a gente começa a prestar atenção nas duas conversas? ? Isso também e uma falha da audição e pode a vir causar problemas com a mensagem recebida (já pensou se você estivesse fazendo isso na alfândega? Complicado né?).

O ponto principal desse post é demonstrar como coisas que fazemos no dia–à–dia (sou  adepta fiel da pseudo-audição, hahaha) podem trazer grandes transtornos para nossa vida, principalmente quando estamos em viagens. E não só para o viajante, mas para os que trabalham na área de turismo também. Nenhum turista gosta de ser parcialmente ouvido quando pede alguma informação, nem gosta de saber que o funcionário da empresa não prestou atenção em nada do que ele disse, a não ser que ele tenha esquecido de algo, por exemplo.
Criticas, sugestões para próximos posts são super bem vindas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário