domingo, 17 de outubro de 2010

Modelos de Comunicação

Boa noite! No post de hoje mudarei um pouco a abordagem. O foco do dia será: Modelos de Comunicação incidindo no turismo.
Mas o que seria um Modelo de Comunicação? Ora, um modelo nada mais é do que uma forma simplificada da realidade. É um jeito de expressar fatos, objetos, lugares, pessoas, entre outros de um jeitinho mais fácil de ser entendido. A comunicação, por ser um processo muito complexo, com inúmeras variáveis, foi contemplada por alguns modelos, representando assim o seu funcionamento em aspectos gerais.
Os autores Shannon and Weaver criaram um dos mais conhecidos modelos de comunicação, de qual fazem parte: o emissor (lugar de onde surge a idéia), codificador (codifica a ideia em uma mensagem a ser enviada), canal (local por onde a mensagem é enviada), decodificador (decodifica a mensagem para ser compreendida), receptor (recebe a mensagem decodificada), entre outros (ruído, ambiente, mensagem).
O turismo, por sua vez, utiliza constantemente diversos modelos de comunicação a fim de facilitar a vida dos milhares de turistas que entram e saem do nosso país todo ano. Um dos objetos mais conhecidos que desempenha essa função é o mapa. Sem ele a estadia dos turistas seria agravada por sérios problemas de orientação. Afinal de contas, quem nunca esteve em uma outra cidade ou estado e utilizou das informações contidas em um mapa para encontrar o caminho certo?
Além de servir de guia em uma cidade completamente estranha, o mapa também pode ser utilizado em situações mais simples, como por exemplo indicar os locais e caminhos dentro de um shopping center, parque de diversões, parques ecológicos, entre outros.
Como podemos ver os Modelos de Comunicação estão presentes no nosso dia-a-dia, que as vezes nem nos damos conta das tamanhas facilidades por eles proporcionadas.

Lázaro

Um comentário: