segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Yokoso!

Konbanwa! Ogenki desuka? Watashi wa Bianca desu. Yoroshiku! Entendeu? Não? então, traduzindo: Boa noite! tudo bem: me chamo Bianca. Muito prazer! Essa é uma expressão básica do país que eu gostaria de comentar um pouquinho hoje: Japão.

Comparado com o Brasil, o Japão e um país muito pequeno. Tem aproximadamente 127.433.494 habitantes (de acordo com o senso de 2007) e é um país que preza muito suas tradições, entre elas, o respeito pelos mais velhos. Além disso, é um país conservador e MUITO reservado, ou seja, expressões de afeição que estamos acostumados a fazer, como abraçar amigos, independente do sexo, ou dividir garrafa de água e outras coisinhas, não é visto da mesma maneira lá - normalmente são os casais que se abraçam em público.

Para viajar pro Japão, é vital conhecer poucas, mas muuuito úteis, expressões, já que, se você utilizar a língua inglesa lá, provavelmente encontrará grandes dificuldades (em geral os japoneses não tem muita facilidade com a língua inglesa).

Pequeno guia de expressões para sobreviver no Japão:
Ohayou gozaimasu - Bom dia (pronuncia-se orayou)
Konnichiwa - Boa tarde
Konbanwa - Boa noite
Sumimassen - Com licença
Gomen - Desculpas
Ima ha nanji desuka? - Que horas são?
Eki ha doko desuka? - Onde fica a estação (De trem)
Otearai ha doko desuka? - Onde fica o banheiro?
Sore/kore/are ha ikura desuka? - Quanto custa isto/isso/aquilo?
Watashi ha byouki desu. Byouin ha doko desuka? - Estou doente. onde fica o hospital?
Nihongo no hanasu koto ga dekinai. Eigo hanasemasuka? - Eu não sei falar japonês. Você sabe falar inglês?
Western Restaurant arimasuka? - Existe restaurante de comida ocidental?
Onaka ga suita - Estou com fome.

Com isso, já dá pra sobreviver bem basicamente no Japão. Lembrando que, para viajar para qualquer país, é recomendado levar guias de viagens que forneçam expressões básicas para se comunicar e, o mais importante, que expliquem a cultura do local onde você planeja ir, para evitar situações desagradáveis.

Espero que tenham gostado.
By Bianca

Nenhum comentário:

Postar um comentário